SITE VIABILIZA IDENTIFICAÇÃO DE PRAGAS


      A cada safra, os profissionais envolvidos nas produções agrícolas enfrentam grandes desafios para identificação e controle de pragas, plantas daninhas e doenças. Movido pelo objetivo de auxiliá-los nessa tarefa, o agrônomo Henrique Moreira, especialista no assunto, criou o site PRAGAS AGRÍCOLAS, maior portal brasileiro sobre pragas, que reúne informações específicas sobre insetos, plantas daninhas e doenças de praticamente todas as lavouras cultivadas no Brasil, além de fornecer informações sobre como combatê-las.
      O portal tem tudo para se tornar fonte de referência entre os agricultores – a exemplo da coletânea de manuais de identificação impressos já lançados por Moreira. A vantagem, com o site, é a busca facilitada e as orientações de manejo. Antenado com as últimas tendências, o portal é formato também para ser acessado por celular e tablets.
      “O Pragas Agrícolas é fruto de anos de trabalho e pesquisa. A ideia é que faculdades e cursos técnicos possam utilizá-lo como ferramenta de estudo. No futuro, queremos abrir espaço para que os visitantes possam postar imagens e informações também, gerando um grande fórum de informações na rede”, afirma Moreira.
      Para o professor doutor da ESALQ, José Otávio Machado Mentem, “o portal é muito prático, ilustrado e fácil de ser utilizado. Uma ferramenta muito útil, pois a identificação correta da praga é fundamental para definir as medidas de manejo/controle”. Mentem acrescenta ainda que “o portal é de extrema importância para professores, já que poderá ser utilizado para ilustrar diversas aulas, para os estudantes de Ciências Agrárias, pois colocará à disposição informações essenciais ao aprimoramento dos conteúdos estudados em sala de aula, e também para os profissionais de campo, que fazem assistência técnica e extensão rural”.
      Outro profissional que testou e aprovou a ferramenta foi José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF. “A iniciativa vem ao encontro das novas tendências na agricultura. A agilidade na troca de conhecimentos será de grande valor estratégico na busca da maior por maior eficiência técnica para recomendação adequada para cada alvo e cultura. Todo este processo busca utilizar e implantar as boas práticas, que resultam em uma agricultura forte e sustentável. O site é excelente”, resume.
       O site PRAGAS AGRÍCOLAS pode ser acessado também através do Portal Brasil Agrícola, através do recurso Links Agrícolas, que reúne em um único ambiente os principais sites de grande importância para o agronegócio brasileiro. Acesse e conheça!

FONTE: Grupo Cultivar

Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.