ECOTURISMO RURAL

        Atualmente, no Brasil e em todo o mundo, o turismo ecológico ou ecoturismo está em crescimento progressivo, com um número cada vez maior de adeptos e de lugares onde se possa "aproveitar" as maravilhas da natureza, mas com uma estrutura logística adequada.
       Por ser um dos países com maior potencial para a prática do turismo ecológico, esta atividade empresarial está se desenvolvendo cada vez mais, em várias regiões do Brasil.
       O turismo ecológico rural está sendo oferecido por um grande número de empresas e proprietários rurais, que disponibilizam total ou parcialmente suas propriedades para oferecer um "retiro" ecológico para pessoas, geralmente, das cidades, com uma vida muito estressada e que procuram nesta atividade uma forma de relaxar e se libertar das pressões de suas vidas cotidianas.
       Para que uma pessoa da cidade possa apreciar sua estada no "paraíso", o empresário do setor de ecoturismo deve oferecer vários serviços e comodidades, para que possa atrair um número maior de visitantes e obter uma boa rentabilidade com o seu investimento.
       Quais são as atividades mais procuradas pelos ecoturistas rurais? Esta é uma pergunta que o empreendedor deve ter sempre em mente e que, para manter-se sempre à frente das necessidades de seus visitantes ou hóspedes, deve estar sempre atento ao feedback, ou seja, às informações recebidas de seus clientes. Podemos citar, como atividades a serem desenvolvidas em um local destinado ao turismo ecológico: 

* Caminhada

* Nado em rios e lagos
* Escaladas
* Passeios a cavalo

* Canoagem 

* "Tour" por instalações rurais como currais, pastos, locais de ordenha, plantações, etc.
 
      O que deve ser priorizado, sempre, pelo empreendedor do ecoturismo rural é a qualidade do atendimento e a segurança a ser dada aos hóspedes. Isto depende, inteiramente da capacidade, atenção e simpatia dos funcionários contratados. Aliás, a contratação de bons funcionários para este tipo de atividade é considerada, por muitos empresários do setor, como a mais "complicada" tarefa.
       Os funcionários devem ser atenciosos, precisam conhecer bem seus afazeres, ser, de preferência, nativos do local e devem possuir um nível cultural adequado. Para aproveitar uma ótima estada em uma região ou propriedade voltado ao turismo ecológico rural, os candidatos a ecoturistas devem procurar, antes de se aventurarem:

- saber mais sobre o lugar para onde pretendem ir;

- se possível, ouvir relatos de pessoas que já estiveram no local;

- conhecer a infraestrutura disponível e

- saber quais os tipos de atividades são oferecidas na região.

Ótimas oportunidades para este tipo de atividade estão disponíveis em todas as regiões do Brasil, até mesmo em localidades próximas de grandes capitais e, finalmente, aqui vai o maior de todos os conselhos para os futuros ecoturistas: Nunca se esqueçam de que são "visitas" na casa da mãe natureza e que, como bons e educados convidados, não devem sujar nem destruir nada, pois essa é a casa de todos nós.

FONTE: Portal São Francisco/SENAR