ENTREGAS DE FERTILIZANTES CRESCEM 13% EM ABRIL



Os números são da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). No acumulado do ano (janeiro a abril), as entregas cresceram 8,3%, para 6,86 milhões de toneladas ante o primeiro quadrimestre de 2011.
A produção de fertilizantes intermediários no último mês foi de 783,8 mil toneladas, aumento de 14,4% sobre abril de 2011. No acumulado do ano, foram produzidos no país 2,98 milhões de toneladas, 4,8% a mais que nos primeiros quatro meses de 2011.
Já as importações de adubos caíram 25,6% no ano, para 4,21 milhões de toneladas, ante o primeiro quadrimestre do ano passado. Só no último mês, as compras recuaram 19,5%, totalizando 1,21 milhão.
Rafael Lima Filho, analista da Scot Consultoria, disse que existe uma antecipação de compras por parte dos produtores rurais, que temem maior alta nos preços dos fertilizantes.
Tradicionalmente, a demanda pelo produto é maior no segundo semestre do ano, quando inicia o plantio da safra verão. De acordo com Lima Filho, os preços dos adubos estão em alta no mercado internacional em função da procura maior para o plantio da safra americana, principalmente com a expectativa de produção recorde de milho.
            Além disso, observa o analista, a alta do dólar também tem impacto no preço dos produtos, cujas matérias-primas são importadas em grande parte. A tonelada da ureia, que valia R$ 1.000 há um mês, já é negociada a R$ 1.300. Segundo ele, os preços ainda podem sofrer novos reajustes.

FONTE: Valor Econômico
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.