DILMA SANCIONARÁ MP DO CÓDIGO FLORESTAL SEM VETOS, DIZ RELATOR


Contrariando a expectativa da maioria dos parlamentares, o relator do Código Florestal no Senado, Luiz Henrique (PMDB-SC), acredita que a presidente Dilma Rousseff deve sancionar sem vetos o texto aprovado pelos senadores na terça, dia 25. O senador Luiz Henrique e o senador Jorge Viana dividiram a relatoria da matéria no Senado.
Luiz Henrique entende que as modificações feitas no texto recuperaram alguns "valores ambientais", como a preservação dos 50 metros a partir da área úmida da vereda, as áreas de preservação dos rios intermitentes, que estavam fora, e a área de 15 metros nos raios d''água e nas nascentes. Ele prevê que, se houver vetos, serão em "questões laterais" e não nas "questões centrais" votadas no Congresso.
– Acredito que a presidente Dilma vai sancionar, até porque foi fruto de um grande entendimento, de uma grande convergência nas duas Casas do Congresso. O código ia virar um ornitorrinco e nós salvamos o código – prevê.
O senador disse que o acordo no Congresso ampliou o benefício para as propriedades médias, reduzindo o limite mínimo de 30 para 20 das demais propriedades e "estabelecemos o benefício de até 10 módulos fiscais para 15 módulos fiscais".
– O acordo relativamente às propriedades médias foi estabelecido na hora, tinha 18 emendas e nós íamos perder – revelou. Luiz Henrique ressalvou, porém, que se a presidente vetar não será anormal.
– Faz parte do processo legislativo, uma lei só se torna exigível quando a presidente sanciona ou veta, isso faz parte do processo legislativo, é natural – disse. Na sua avaliação, a presidente teve razão em vetar em maio as mudanças feitas na Câmara porque - segundo ele - elas modificaram "a grande convergência, o grande entendimento que tínhamos feito com o governo e com as lideranças dos deputados na Câmara".
– O texto que a presidente vai receber tem uma força muito grande do parlamento, é um texto equilibrado, que mantém as diretrizes que a presidente estabeleceu na medida provisória, apenas estabeleceu alguns pontos de negociação aqui no Congresso – avaliou Luiz Henrique.
O projeto de lei de conversão da medida provisória do Código Florestal foi aprovado na última terça, dia 25, pelo plenário do Senado. Agora o texto segue para sanção presidencial.

FONTE: Agência Estado

Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.