EMBRAPA E IAPAR LANÇAM NOVA CULTIVAR DE BATATA


            A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançam a cultivar BRSIPR Bel, uma variedade com maior teor de matéria seca e aparência lisa e clara, o que confere ao produto final características desejáveis ao consumidor e à indústria. A batata Bel é indicada especialmente para fritura ao atender aos requisitos com matéria-prima para indústria de processamento.
            Segundo o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Arione Pereira, a nova cultivar tem uma aparência que se assemelha às batatas de boa qualidade no mercado, e por ter bastante massa seca, fica crocante com pouca quantidade de açúcar, o que deixa ela mais clara no processo de fritura.
            A produção da batata Bel é uma parceria entre as unidades Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Produtos e Mercados (Canoinhas/SC) e Hortaliças (Brasília/DF), e a partir de fevereiro serão disponibilizadas, em quantidades limitadas, sementes da cultivar BRSIPR Bel, comercializadas no valor de cerca de R$ 60 a caixa de 30 quilos.

FONTE: Ministério da Agricultura

Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.