YARA E EMBRAPA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO SOBRE FERTILIZANTES


A mutinacional norueguesa de fertilizantes Yara e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram nesta terça-feira um acordo de cooperação que prevê a geração de conhecimento e tecnologias relacionadas ao uso eficiente de adubos e o impacto ambiental em diversas culturas agrícolas tropicais.
A primeira etapa da parceria será o estudo sobre fertilizantes com diferentes formas de nitrogênio, a eficiência agronômica e a pegada de carbono nas diferentes culturas e regiões brasileiras. Esta fase terá a participação de técnicos da Embrapa e da Yara no Brasil e no mundo.
No próximo mês, estão previstas reuniões entre as equipes dos parceiros no Centro de Pesquisas de Hanninghof da Yara, em Dülmen, na Alemanha, para discutir os detalhes do projeto. “O acordo une o conhecimento da Embrapa na agricultura tropical à Yara, trazendo ao agricultor brasileiro soluções de nutrição mais competitivas, combinando qualidade e rendimento em diferentes culturas”, diz Lair Hanzen, presidente da Yara Brasil, em comunicado divulgado pela companhia.
A parceria pretende minimizar a “pegada de carbono” (carbon footprint) dos fertilizantes no Brasil, uma vez que quanto menor for o impacto ambiental na produção de alimentos, maior será a aceitação do mercado internacional e menores serão as barreiras não-tarifárias para os produtos agrícolas brasileiros.

FONTE: Valor Econômico
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.