AGRISHOW 20 ANOS TERÁ A MAIOR EDIÇÃO DE SUA HISTÓRIA


A AGRISHOW, consolidada como a principal feira do setor agro da América Latina, terá sua maior edição em 2013. A feira completa 20 anos de história e será realizada entre os dias 29 de abril e 03 de maio, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, em Ribeirão Preto/SP.
Em uma área total de 440 mil m², 790 expositores apresentarão o que há de mais moderno em tecnologia para o agronegócio. Estarão presentes fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas, insumos, ferramentas, associações de classe, centros de pesquisa e universidades, e instituições financeiras. A expectativa para esta edição da AGRISHOW é receber um público visitante de mais de 152 mil pessoas e gerar um volume de negócios da ordem de R$ 2,5 bilhões.
“Além dos negócios iniciados durante a feira, a AGRISHOW tem um papel fundamental de multiplicar a tecnologia existente para o agronegócio, contribuindo de forma decisiva para tornar a atividade cada vez mais produtiva, rentável e sustentável. Esse papel da AGRISHOW ao longo de sua história pode ser medido, por exemplo, ao avaliarmos os números comparativos de produtividade da safra 1992/93 e 2011/12”, analisa o presidente da AGRISHOW, Maurilio Biagi Filho.

Demonstrações de campo



Uma das novidades da AGRISHOW 20 anos é a ampliação das demonstrações de campo, uma oportunidade para que o produtor rural confira o desempenho das máquinas e implementos em ação. Além das demonstrações em agricultura de máquinas estacionárias, pulverização, preparo de solo, plantio e colheita e de tecnologias de manejo em pecuária, a edição de 2013 da AGRISHOW terá um Núcleo de Tecnologia, em que os agricultores poderão visualizar no campo em formato de plots as novas cultivares do mercado das culturas de milho, cana-de-açúcar, sorgo sacarino, soja, entre outras. “As demonstrações de campo são um dos grandes diferenciais da AGRISHOW e nesta edição da feira vamos oferecer mais oportunidades para que o produtor rural possa conhecer, perguntar e esclarecer dúvidas em diversas áreas, tomando conhecimento das novas tecnologias e tendências da nossa produção agrícola. Com o uso cada vez maior da biotecnologia, os novos materiais estão superando expectativas, alcançando maiores produtividades”, afirma o presidente da AGRISHOW.
Outra novidade é uma área de 16 hectares em que, em parceria com a Embrapa, serão demonstrados alguns dos arranjos possíveis do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), uma estratégia de produção sustentável, que traz grandes contribuições para recuperação de áreas degradadas, adequação ambiental, geração de renda e viabilidade econômica. Por meio da aplicação de várias técnicas, são promovidas a rotação de culturas, a exploração da atividade pecuária e a integração com a produção madeireira. Os visitantes poderão conhecer desde arranjos simples, como o Sistema Santa Fé, considerado o símbolo da ILPF no Brasil, até arranjos mais complexos envolvendo diversas gramíneas e leguminosas.

No ano de comemoração de seus 40 anos de criação, a Embrapa participará de forma bastante ativa na 20° edição da Agrishow levando um grande número de tecnologias para o produtor rural, seja ele agricultor familiar ou grande empresário. “Nesse sentido, a empresa vem mantendo sua tradição e compromisso com a sociedade de desenvolver e apresentar opções tecnológicas diversificadas ao homem do campo”, destaca Ladislau Skorupa, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente.
Na área das Demonstrações de Campo, a Embrapa apresentará em plots cerca de 50 cultivares de diversas culturas desenvolvidas pela empresa e seus parceiros, entre as quais de arroz, feijão, milho, soja e sorgo. Além dessas, também será apresentada uma coleção de 20 forrageiras (gramíneas e leguminosas). Para o agricultor familiar está reservado um espaço especial na área de campo, onde serão apresentadas e demonstradas diversas tecnologias voltadas para o pequeno produtor, como pequenas máquinas e equipamentos destinados ao processamento de sementes, saneamento básico rural, esterilização de solo sem o uso de produtos químicos e pulverizadores concebidos para otimizar a aplicação de pesticidas. Serão apresentados o processo de Produção Integrada de Morango (PIMO), com destaque para os pré-requisitos para a obtenção da certificação da produção, a criação de abelhas sem ferrão, entre outras.
A agricultura de precisão também terá espaço no evento, com a apresentação de um robô (equipamento de cerca de 3 t) onde são acoplados sensores para medições e monitoramento em tempo real, no campo, de diversas variáveis relacionadas às condições ideais de produção agrícola.

AGRISHOW sustentável

Um dos principais focos da edição de 2013 da AGRISHOW é a sustentabilidade. Iniciado em 2012, o projeto AGRISHOW Sustentável engloba uma série de ações de responsabilidade ambiental, envolvendo organizadores, expositores, fornecedores, visitantes e sociedade. O projeto, que tem uma via preventiva e outra corretiva, visa minimizar os impactos que existem com a realização da feira, divulgar boas práticas ambientais e cases sustentáveis, e neutralização da emissão de carbono.
Em um estande do projeto serão apresentados cases de empresas de diversos elos da cadeia do agronegócio com produtos, serviços e processos sustentáveis. Estarão disponíveis para visitação, por exemplo, um Porsche híbrido (há somente oito no Brasil) e um ônibus híbrido. O próprio estande será autossustentável com um protótipo que gera energia solar e térmica para o funcionamento do espaço. Haverá ainda “papa-pilhas” espalhados em pontos estratégicos da feira.
Os expositores também podem acessar no site da AGRISHOW uma cartilha de boas práticas de sustentabilidade com orientações para a concepção de estandes ecologicamente corretos, medidas de eficiência em consumo de água e energia, entre outras dicas.

Comemoração dos 20 anos

Para marcar os 20 anos da feira, na noite no dia 30 de abril haverá uma noite comemorativa no Centro de Eventos Pereira Alvim, em Ribeirão Preto, com o lançamento do livro sobre os 20 anos da AGRISHOW, homenagens aos expositores que estão desde a primeira edição da feira e apresentações artístico-culturais, como da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do cantor Almir Sater.

FONTE: Grupo Cultivar