BAMBUÍ BIOENERGIA INVESTE EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA DOBRAR CAPACIDADE


André Ricci
Redação do Jornal Cana

Na contramão do atual cenário sucroenergético brasileiro, a Bambuí Bioenergia, antes chamada Total Agroindústria Canavieira S/A, dobrou sua capacidade de produção da planta, viabilizando, assim, a venda de etanol para postos de combustíveis. Desta maneira, já em 2013, a empresa passa a contar com capacidade de produção de 1, 1 milhão litros/dia de etanol e o fornecimento de energia de 8 para 38 MW/h de energia. Antes, a capacidade era de 550 mil litros/dia do biocombustível.
Neste processo, a unidade contou com o apoio de uma empresa especialista na gestão de energia. “A proposta de operar a unidade fabril com segurança, eficiência e com o menor número de pessoas foi mantida com a ampliação. Essa é a primeira planta do segmento de etanol com 100% de tecnologia Ethernet na automação”, explica André Fontaneti Marino, vice-Presidente da unidade de indústria da Schneider Electric Brasil.
“Com o aumento da capacidade de produção a usina pode ampliar em mais de 400% a oferta de fornecimento de energia elétrica para a concessionária que atende o Estado de Minas Gerais”, afirma William Galante Fontes, coordenador de utilidades, elétrica e automação da Bambuí.

FONTE: ProCana Brasil
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.