Depois de muito ensaiar, finalmente saiu do forno a primeira coluna do site Brasil Agrícola. À partir de hoje, estarei publicando mensalmente um artigo relacionado às “coisas do campo”. Esse espaço chamado “Agri & Cultura” vai discutir diversos assuntos ligados ao mundo agrícola. O nome desta coluna representa a proposta que temos para levar até você, caro leitor! Afinal, as práticas desenvolvidas no campo, nos mais diversos modelos de sistemas de produção estão repletas de valores culturais. Faremos uma discussão, principalmente, nos assuntos que envolvem a agricultura, daí a representatividade do nome “Agri”, adotado nessa coluna.
          A palavra “Cultura” assume diversos significados em nossa língua portuguesa. De acordo com o dicionário Aurélio do Brasil, cultura pode ser: Ação ou maneira de cultivar a terra ou as plantas; cultivo: a cultura das flores. / Desenvolvimento de certas espécies microbianas: caldo de cultura. / Terreno cultivado: a extensão das culturas. / Categoria de vegetais cultivados: culturas forrageiras. / Arte de utilizar certas produções naturais: a cultura do algodão. / Criação de certos animais: a cultura de abelhas. / Fig. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura. / Sociologia - Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística. / Aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências. / Desenvolvimento das faculdades naturais: a cultura do espírito. / Apuro, elegância: a cultura do estilo. / Cultura de massa, conjunto dos fatos ideológicos comuns a um grupo de pessoas consideradas fora das distinções de estrutura social, e difundidos em seu seio por meio de técnicas industriais. / Cultura física, desenvolvimento racional do corpo por exercícios apropriados.                   
          É muito abrangente, não é mesmo? Pois é, temos a intenção de trabalhar nessa coluna a cultura do pequeno produtor, a cultura da agroecologia, a cultura dos empresários rurais, a cultura social e econômica de cada sistema, as influências da cultura social sobre a produtividade agrícola, as culturas (espécies) de plantas, as culturas agrícolas regionais, entre tantas outras. A ideia é conhecer, divulgar, questionar, opinar e buscar soluções para as diversas questões agrícolas que surgem a cada dia no nosso País. Desde já, lhe convido a ser colaborador da coluna “Agri & Cultura” enviando críticas, sugestões de assuntos a serem abordados e opiniões sobre os textos apresentados. A participação e interação com nosso leitor é sempre muito construtiva e faz de cada um de nós um pouco mais sábios. A proposta é compartilhar conhecimento, portanto, entre em contato conosco pelo e-mail brasilagricola@mail.com e envie uma mensagem para a nossa coluna. Mostre para o Brasil sua cultura, mostre para o Mundo o seu jeito de ser “Agri” e cuidar da terra! 


Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.