BRASIL AGRÍCOLA RECEBE SELO “BLOG NEUTRO EM CO2”



         Todas as atividades dos seres vivos geram CO2 no meio ambiente...até mesmo a nossa respiração. Desta forma, nossas atividades profissionais diárias também emitem CO2. Um site ou um blog, na internet pode gerar cerca de 3,6 kg deste gás por ano. O Brasil Agrícola entrou na campanha “Meu blog é neutro em CO2” e recebeu o selo de participante. Este iniciativa da Floresta Gesto Verde, tem por objetivo plantar uma árvore para cada blog que entrar na campanha, portanto, será plantada uma árvore para o Brasil Agrícola. Entenda como isso acontece:

Como uma árvore pode neutralizar as emissões de CO2 do seu blog?

         Ao participar da campanha “Meu blog é neutro em CO2,” o Brasil Agrícola estará contribuindo para aliviar os impactos das mudanças climáticas, já que uma árvore é capaz de neutralizar as emissões de CO2.

Quanto CO2 é produzido pelo meu blog?

         De acordo com um estudo realizado pelo ambientalista e físico da Harvard University, Dr. Alexander Wissner-Gross, um internauta produz, em média, cerca de 0,02 gramas de CO2 por exibição de página. Considerando que um blog geralmente recebe em torno de 15.000 visitas por mês, isso resulta em 3,6 kg de CO2 emitidos por ano. Este total é gerado principalmente pelo grande consumo de energia, devido à refrigeração necessária para o funcionamento de computadores e servidores.

Qual é a quantidade de CO2 absorvida por uma árvore?

         Infelizmente não é possível dar uma resposta exata à essa pergunta. A absorção de CO2 varia muito. A quantidade de CO2 que uma árvore pode absorver depende da sua espécie, da sua exposição à luz, do tempo necessário para o seu crescimento, e de características locais, tais como o solo, recursos hídricos disponíveis e a latitude onde a árvore se encontra.
         Existem várias maneiras de calcular o total de CO2 que uma árvore é capaz de absorver. Totais aceitos pela comunidade científica variam entre 10 a 30 kg de absorção de CO2 por árvore por ano. O que se sabe com certeza é que a absorção de CO2 é relativamente baixa durante os primeiros dois a três anos de vida de uma árvore. Depois essa fase, a taxa de absorção aumenta significativamente, e a árvore absorve uma porção considerável de CO2. A taxa de absorção começa a cair uma vez que a árvore atinge 18 anos de idade.
      Conhecido como a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), o tratado ambiental internacional das Nações Unidas calcula que uma árvore absorve cerca de 10 kg de CO2. Com a sua campanha “Meu blog é neutro em CO2″, o Guiato supõe que uma árvore absorve 5 kg de CO2 por ano, o que é uma estimativa muito conservadora.

Uma árvore neutraliza as emissões de CO2 do seu blog?

         Como mostra a declaração acima, o plantio de uma árvore absorve uma média média de 5 kg de CO2 lançados na atmosfera por ano. Um blog normal emite anualmente cerca de 3,6 kg de CO2. Uma árvore é então capaz de neutralizar as emissões de CO2 de um blog. Já que uma árvore vive cerca de 50 anos, as emissões de CO2 do seu blog são totalmente neutralizadas durante este período.


Participe você também dessa campanha! Acesse http://migre.me/hNsOo e participe!

FONTE: Brasil Agrícola, com informações de Gesto Verde