PESQUISA MOSTRA QUE 80% DOS CONSUMIDORES ESTÃO PREOCUPADOS COM A SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA


      Um estudo apontou que 75% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por alimentos produzidos de forma ambientalmente correta, mais de 80% dos consumidores estão preocupados com a sustentabilidade na agricultura e 90% afirmam respeitar o trabalho do agricultor. A pesquisa ouviu mais de 300 agricultores e 1.000 consumidores brasileiros. O levantamento realizado pela Basf faz parte de uma campanha de valorização da agricultura brasileira.
      Temas como melhorias em tecnologia, mais subsídios do governo, mudanças climáticas, aumento da produtividade e utilização de biotecnologia foram apontados pelos agricultores como as principais tendências para os próximos cinco anos.
      Entre as principais conclusões, está o aumento no nível de confiança do agricultor como provedor de alimentos, desempenhando uma função necessária e essencial na sociedade, além de uma maior satisfação do agricultor com o cenário atual da agricultura, se comparado com 2011, ano do último estudo.
     A maioria dos entrevistados associou sustentabilidade na agricultura somente a aspectos relacionados ao meio-ambiente e biodiversidade, o que, segundo a empresa, demonstra uma visão simplista do tema. No Brasil, 67% dos agricultores concordam que utilizam métodos sustentáveis de produção. No entanto, apenas 37% dos consumidores partilham dessa visão.
     O nível de satisfação do agricultor com a sua função foi de 77% dos entrevistados. Eles também se sentem melhor com a sua posição na sociedade em relação à pesquisa anterior, são 73,3% no levantamento de 2014.

FONTE: Canal Rural, com informações da Basf