FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA VAI OBSERVAR A IMPLEMENTAÇÃO DA AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO

O programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) está no radar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e deve ser fortalecido nos programas dos candidatos à presidência da República. Elaborado pelo Ministério da Agricultura, o Plano ABC tem sido realçado nos debates presidenciais no contexto da preservação ambiental e implementação do novo Código Florestal Brasileiro, aprovado pelo Congresso Nacional em maio de 2012. O programa visa reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, prejudicial à camada de ozônio.
O consultor técnico da FPA, Celio Porto, defende o acompanhamento da aplicação do plano. Segundo ele, sem monitoramento não será possível comprovar a redução das emissões de gases e a eficácia das tecnologias financiadas pelo Programa.
Numa proposta aos presidenciáveis, foi sugerida a criação de um programa de inteligência climática na agricultura para indicar áreas prioritárias na implementação das ações de governo a partir dos riscos das mudanças no clima, e também, o desenvolvimento de pesquisas para aferir o impacto de cada subatividade financiada pelo Programa ABC. Outra questão importante é a inclusão de tecnologias mais adequadas ao bioma amazônico.
– As tecnologias contempladas pelo Plano foram estabelecidas a partir do modelo produtivo das regiões Sul e Sudeste e não levam em consideração as particularidades de algumas regiões do país – afirma Porto.
O Plano ABC prevê a redução da emissão por meio da disseminação de seis tecnologias: recuperação de pastagens (a principal meta); integração lavoura-pecuária, lavoura-pecuária-floresta e sistemas agroflorestais; fixação biológica de nitrogênio; sistema de plantio direto; tratamento de dejetos animais e florestas plantadas.
A maioria delas já é adotada na agropecuária brasileira. O desafio do novo governo é acelerar a disseminação e adoção dessas ações e tecnologias, de forma a alcançar escala que resulte nas reduções de emissões desejadas. Documento entregue dias atrás aos presidenciáveis foi elaborado pelo Observatório ABC com apoio das seguintes instituições: ABAG, ABIEC, Agroicone, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Arefloresta, FAPE-DF, Imaflora, Imazon, ICV, IPAM, Famato, GTPS e Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.


FONTE: Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.