ÁREA DE MILHO CRESCERÁ EM MATO GROSSO


A área de milho, cultura que deixou de ser safrinha e passou a constituir uma segunda safra de grande importância em Mato Grosso, participa cada vez mais da área de soja. No Estado, na safra 2008/09, a área plantada de milho era referente a 29,4% da área de soja, percentual que cresceu ano a ano e na safra atual estima-se cobrir 37% da área da oleaginosa, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A região que mais cobrirá com milho a área da soja é a médio-norte que, após a colheita da oleaginosa em 2013, ocupará uma área estimada em 50,0% da área da soja. A segunda região que mais participa com o cereal sobre a área plantada de 1ª safra é a centro-sul, com 39,6% da área. Com clima mais restrito à 2ª safra, as regiões norte, nordeste e noroeste plantam sobre a área de soja os menores percentuais de milho, com 13,2%, 18,1% e 18,7%, respectivamente.
Nos próximos dias alguns municípios estarão próximos do encerramento do plantio e ficarão à mercê do clima, aguardando um restabelecimento da precipitação no Estado. Chuvas na primeira quinzena de novembro serão divisores de águas que determinarão a necessidade de replantio. Essa informação impactará diretamente na consolidação da área para 2ª safra.

FONTE: Só Notícias