YARA TRAZ NOVIDADES EM FERTILIZANTES À EXPODIRETO EM COTRIJAL



A Yara Fertilizantes apresenta na Expodireto Cotrijal, em Não-me-Toque (RS), de 5 a 9 de março, uma série de inovações tecnológicas em nutrição de plantas e adubação do plantio. A grande novidade deste ano é o TopmixTM Evolution, uma linha de produtos para a adubação das mais diversas culturas agrícolas.
“Seu grande diferencial é a presença de micronutrientes YaraVitaTM em toda a massa de grânulos do produto, pois são aplicados via líquida durante a etapa de mistura das matérias-primas fontes de NPK, eliminando também a presença de pó no produto. Tais micronutrientes contam com características únicas que permitem uma fácil absorção pelas raízes da planta, proporcionando rápido crescimento e melhor enraizamento, o que pode potencializar, inclusive, sua capacidade de absorção de água do solo e resistência ao déficit hídrico”, explica Roberto Puzzo, gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação.
Além dos benefícios agronômicos, o produto possui reduzido teor de contaminantes. O teor de metais pesados contidos na fonte de micronutrientes YaraVita no Topmix Evolution pode  ser até cem vezes menor que o das fontes convencionais encontradas no mercado. Dessa forma, fica garantida a eliminação da segregação durante o transporte e a aplicação, permitindo a obtenção de lavouras mais uniformes e vigorosas de maior potencial produtivo e com menor impacto ambiental. Com resultados comprovados nacionalmente e em pesquisas feitas em diferentes países, o Topmix Evolution com tecnologia YaraVita promete ser uma revolução entre as opções de fertilizantes para adubação no plantio da lavoura.
Quanto à adubação nitrogenada de cobertura, a Yara traz à feira o que há de mais avançado no mercado. Lançada na Expodireto 2011, a parceria entre a Stara e a Yara vem em 2012 consolidar sua posição de liderança em agricultura de precisão, embasada no sucesso do trio Hercules 5.0, N-Sensor e YaraBela. Essa junção de tecnologias soma forças nas aplicações de nitrogênio em taxa variável para que as operações de cobertura sejam feitas sem desperdícios, de forma otimizada e cada vez mais rentável para o produtor.
Unir o N-Sensor, um equipamento capaz de ler os níveis de clorofila das plantas, indicando a dosagem adequada de nitrogênio a ser aplicada, à eficiência de aplicação em taxa variável do Hercules 5.0 e à fonte nitrogenada YaraBela é a certeza da melhor aplicação de nitrogênio nas culturas, como o trigo e o milho.
O YaraBela é um fertilizante nitrogenado que não volatiliza em comparação às fontes convencionais, sua granulometria uniforme permite que seja aplicado em condições de ambientais extremas, como em estações secas, aumentando o rendimento operacional da aplicação em virtude de sua maior densidade, permitindo aumentar a distância de lançamento dos grânulos e, assim, aumentar a largura útil de aplicação e menor número de “passadas” para a adubação na lavoura.
Além do Rio Grande do Sul, essas tecnologias somadas (Hercules 5.0, N-Sensor e YaraBela) já estão trazendo benefícios a produtores de outras regiões do Brasil, como Bahia, Mato Grosso, Paraná e Goiás, e a tendência em 2012 é que se espalhe cada vez mais e leve a aplicação sem desperdícios para outras fronteiras.

FONTE: Portal do Agronegócio
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.