ABAG-RP LANÇA EDIÇÃO 2012 DO PROGRAMA "AGRONEGÓCIO NA ESCOLA"



O Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, desenvolvido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) em parceria com Secretarias Municipais da Educação, é uma das ferramentas utilizadas pela ABAG/RP para a valorização da imagem do agronegócio. Seus objetivos consistem na apresentação dos conceitos fundamentais do agronegócio:
    * Desenvolvimento da percepção da interdependência campo-cidade;
    * Difusão das atividades de responsabilidade social desenvolvidas pelas empresas do setor;
    * Conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do manejo adequado dos recursos naturais;
    * Difusão das oportunidades decorrentes do associativismo e da cooperação;
    * Ampliação do conhecimento sobre as oportunidades profissionais oferecidas na região e
    * Incentivo ao desenvolvimento das competências em escrita, leitura e manifestações artísticas dos estudantes.
O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” é composto por uma série de atividades desenvolvidas ao longo do ano junto às escolas municipais das cidades cuja Secretária de Educação celebrou o acordo de cooperação com a ABAG/RP. São Elas:
    * Capacitação dos professores, coordenadores e diretores: são oferecidas palestras ministradas por reconhecidos representantes do setor do agronegócio, pesquisadores e especialistas; além de visitas às empresas associadas, para que possam ver a aplicação prática dos conceitos estudados. Além disso, os educadores recebem material de apoio pedagógico, como vídeos, textos, cartilhas e livros.
    * Prêmio Professor “Agronegócio na Escola”: seu objetivo específico é o de incentivar e valorizar o professor que desenvolve de forma inovadora atividades que trabalhem o tema agronegócio e que sejam focadas em atingir os objetivos do Programa Educacional.
    * Concurso de Redação: seu objetivo específico consiste em estimular a reflexão do aluno acerca do tema agronegócio e como o mesmo está inserido em seu dia-a-dia.
    * Visitas dos alunos às empresas associadas: além de ser uma oportunidade de visualizar a relação entre teoria e prática, as visitas abrem portas para que os jovens descubram caminhos de inserção futura no mercado de trabalho, não necessariamente na área de ciências agrárias. O propósito é fazer com que os jovens se interessem mais pelos estudos e que se empenhem para obter uma formação melhor.
    * Concursos de frases e desenhos: representa uma oportunidade para o aluno expressar seu conhecimento sobre o agronegócio, estimulando suas habilidades artísticas e de escrita.
    * Evento de encerramento: No final do ano letivo os educadores são convidados a participar de um Encontro de Professores, evento que possibilita a avaliação, a troca de experiências, a discussão de pontos fortes e fracos, a apresentação de críticas e sugestões voltadas para o aprimoramento das atividades. Além disso, e não menos importante, representa também uma janela para a apresentação de idéias inovadoras, propostas por professores e alunos. Neste evento ocorre a premiação do Prêmio Professor e dos concursos de frases e desenhos. Também é dada a oportunidade para alunos e escolas realizarem apresentações.
O trabalho com os alunos em sala de aula é feito exclusivamente pelos professores, que relacionam o conteúdo programático de suas disciplinas com exemplos vivenciados na prática, durante as visitas, ou adquiridos em palestras e pesquisas. Outras informações podem ser obtidas acessando-se o site http://www.abagrp.com.br/

FONTE: Associação Brasileira do Agronegócio - Ribeirão Preto
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.