APÓS DECISÃO DA JUSTIÇA, MONSANTO RETOMA COBRANÇA DE ROYALTIES DA SOJA RR


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu na terça, dia 4, que a Monsanto pode retomar a cobrança de royalties pelas tecnologias Bollgard I (BT), do algodão, e Roundup Ready (RR), da soja, no Estado. Apesar disso, o desembargador responsável pelo caso decidiu que os valores cobrados dos produtores mato-grossenses serão depositados judicialmente, enquanto se aguarda o julgamento do mérito.
Nos demais Estados brasileiros, porém, a cobrança de royalties será retomada e continuará sendo documentada e registrada normalmente, segundo nota publicada pela Monsanto.
A cobrança de royalties da Monsanto havia sido temporariamente suspensa em outubro desse ano, quando o mesmo TJ concedeu liminar favorável à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), que afirmou que o direito de propriedade intelectual relativo às tecnologias havia vencido em setembro de 2010, tornando-as de domínio público.
Os royalties em questão são pagamentos feitos pelos produtores rurais que utilizam tecnologias criadas pela empresa.

FONTE: Rural BR e Aprosoja
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.