AGRICULTURA BRASILEIRA ATINGIU EXCELÊNCIA GRAÇAS À EMBRAPA, DIZ ACIR GUARGACZ


O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou, nesta quinta-feira (5), que a agricultura brasileira atingiu um patamar de excelência em produtividade graças à atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no país. O senador observou que a empresa, com seu trabalho de pesquisa, soube desenvolver cultivares adaptados para as condições de clima e solo para as várias regiões brasileiras e pediu aos parlamentares atenção especial à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, para que não haja nenhum corte no orçamento da empresa.
- Para 2014, o Governo enviou a proposta de orçamento com a possibilidade de contingenciamento. Através de emendas, inclusive uma de minha autoria, propomos ao relator da LDO que o orçamento da Embrapa não tenha cortes. E é por isso que nós, parlamentares, temos a responsabilidade, com a Embrapa e com a agricultura brasileira, de defender e votar o não contingenciamento dos recursos da Embrapa – explicou.
Gurgacz observou que o resultado da atuação da Embrapa no desenvolvimento de pesquisas voltadas para as cadeias produtivas, principalmente do agricultor familiar, é um dos caminhos para melhorar as condições de vida do homem do campo no interior brasileiro. Em relação à Embrapa Rondônia, o senador registrou que a empresa está presente estrategicamente em cinco municípios do estado, comprometida com soluções tecnológicas para a agricultura da Amazônia, sempre pautada nos critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
- Fica aqui, mais uma vez, o nosso apelo para que o governo, através dos Ministérios da Agricultura, principalmente, e do Planejamento e da Fazenda, tenham uma atenção especial com a Embrapa. Não vamos cortar, não vamos contingenciar recursos para pesquisa, ciência e tecnologia, ligadas diretamente à Embrapa, que é um dos maiores orgulhos da população agrícola brasileira – solicitou.



FONTE: Cenário MT


Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.