Projeto "Quaresma Verde"

       A quarta-feira de cinzas é um dia liturgico celebrado pelos cristãos como o início do tempo quaresmal. A quaresma é um período de quarenta dias, que antecede a Páscoa cristã. É um período de reflexão, jejum e penitências, que é celebrado principalmente pelos católicos, ortodoxos, anglicanos e luteranos. Geralmente, na época da quaresma as pessoas deixam de comer algo que gostam ou de usufruir de alguma atividade cotidiana, em sinal de penitência. É muito comum na época da quaresma você se deparar com pessoas que deixam de comer carne ou alguma comida predileta, deixam de beber cerveja ou praticar alguma atividade por um período de quarenta dias.
        Mais importante do que fazer uma penitência, é fazer durante esse período alguma ação social e/ou ambiental, que possa trazer benefícios para a comunidade local. Qual é o benefício que se tem ao deixar de consumir a sua tão adorada cerveja por um período de quarenta dias? Certamentamente nenhum! Agora, se o dinheiro que você gastaria com a cerveja for revertido para uma causa social e/ou ambiental, certamente você terá contribuído de forma significativa para a sociedade e sua penitência terá se transformado em uma ação concreta modificadora.
        Pensando nisso, estou lançando nessa coluna um projeto desafiador para ser realizado durante esses quarenta dias, denominado de “Quaresma Verde”. O objetivo desse projeto é fazer uma ação social e ambiental nas localidades onde residem os leitores do site Brasil Agrícola. Entre nesse projeto e divulgue nas suas redes sociais. Para participar, cada leitor deverá plantar quarenta árvores durante o período da quaresma, cada árvore representa um dia do período quaresmal e o plantio pode ser realizado em um único dia, desde que sejam plantadas as quarenta árvores representativas desse período. As árvores podem ser plantadas em instituições públicas ou privadas, em áreas degradadas, em fazendas, em áreas de preservação florestal, em áreas verdes urbanas, ao lado de ciclovias e pistas de caminhadas urbanas, em praças públicas ou jardins, entre outros lugares.
         Entre nesse projeto! Para participar cada pessoa deverá plantar quarenta árvores e enviar para o nosso e-mail (brasilagricola@mail.com): uma foto do momento do plantio, uma foto da área após o término do plantio e a ficha de inscrição no projeto completamente preenchida. Durante a “Quaresma Verde” divulgaremos as fotos dos participantes e dos plantios realizados. Os participantes receberão o Certificado de participação no projeto. Juntos podemos contribuir para a melhoria do meio ambiente em que vivemos. A cada 100 pessoas que participar serão 4000 árvores plantadas em quarenta dias. Participe, mande sua foto e compartilhe essa ideia!

FICHA DE INSCRIÇÃO

Clique na ficha de inscrição abaixo, imprima, preencha corretamente com seus dados e encaminhe para o e-mail brasilagricola@mail.com, com as fotos em anexo e participe do nosso projeto!




Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.