AGRICULTURA AVANÇA E EXIGE FORTALECIMENTO DAS EMPRESAS RURAIS

        A agricultura foi o único setor que cresceu no primeiro trimestre de 2015. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 0,2% de janeiro a março deste ano, em comparação com os três últimos meses de 2014. O mesmo desempenho foi obtido pela Grécia, país que ainda sente os efeitos da crise.
        Superando a maré negativa, o setor rural avançou 4,7% no trimestre. Os dados do PIB indicam que a agropecuária subiu 4% em relação a igual período do ano anterior, principalmente pelo desempenho da safra de alguns produtos da lavoura no 1º trimestre. É o caso da soja, cujas exportações em maio atingiram o maior volume já embarcado em um único mês.
        Que o campo precisa ser valorizado não é novidade. Mas com o novo cenário econômico, a necessidade de fortalecimento é urgente, principalmente das empresas familiares. “Cerca de 85% dos negócios no Brasil são administrados por famílias, e apenas cinco entre cem chegam à quarta geração”, revela o consultor da Safras & Cifras Cilotér Iribarrem, que atua há 25 anos em consultoria de negócios rurais.
        Esses números nada favoráveis estão ligados a diversos fatores – como desestruturação do planejamento sucessório, desinteresse de alguns sócios e de gerações futuras, desigualdade no tratamento entre gestores ou familiares e conflitos. Para garantir a continuidade da empresa, Iribarrem orienta: “Modernizando a visão, planejando a sucessão familiar na hora certa e implantando ferramentas de gestão, o empreendimento manterá o sucesso durante o futuro, pois terá incentivado e formado as próximas gerações”.
        O consultor avalia que, com planejamento, a empresa cresce sem prejudicar a harmonia da família. Com isso, mantém o negócio saudável e competitivo, gerando resultados sólidos que projetam o patrimônio para as futuras gerações – e que garantem o bom desempenho da economia brasileira.

FONTE: Safras & Cifras
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.