BRASIL ULTRAPASSARÁ ESTADOS UNIDOS E SERÁ MAIOR PRODUTOR E EXPORTADOR DE SOJA, MOSTRA RELATÓRIO DO USDA


O Brasil deve superar a produção de soja dos Estados Unidos e ocupar a primeira posição de produtor e exportador do grão na safra de 2012/2013. A estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) é que a produção do país seja de 81 milhões de toneladas ante 77,8 milhões de toneladas norte-americanas. A exportação brasileira deverá atingir 39,1 milhões de toneladas. A americana, 34,4. As previsões foram divulgadas nesta quinta, dia 11, no relatório da oferta e da procura global do USDA.
Os números não são positivos para o milho, o segundo grão mais importante para a exportação brasileira. De acordo com o relatório, a produção deve diminuir de 72,7 milhões de toneladas da última safra para 70 milhões de toneladas. As exportações devem cair de 19 milhões de toneladas para 16 milhões.
Nos Estados Unidos, a projeção da produção do milho é 271,9 milhões de toneladas, o que representa queda em relação à última safra, quando a produção chegou a 313,9 milhões. A quebra da safra, tanto da soja, quanto do milho, é consequência de uma das piores estiagens da história da agricultura norte-americana.

Brasil será maior exportador de soja do mundo, mostra levantamento de jornal do Paraná

A safra de 2012/2013 deverá colocar o Brasil na posição de líder na produção e exportação de soja, após aumento de 20% na colheita do grão. A previsão é da Expedição Safra, levantamento técnico realizado por iniciativa do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba (PR).
Segundo o estudo, ainda em andamento, a produção nacional de grãos irá superar 180 milhões de toneladas, puxadas pela soja e pelo milho, contra os 170 milhões no ano passado. Deverão ser produzidas 80 milhões de toneladas de soja, 20% a mais que a temporada anterior de 66 milhões. Em relação ao milho, segundo maior item de exportação agrícola, a produção poderá aumentar 7%, passando de 66 milhões de toneladas para 70 milhões.
A Expedição Safra faz monitoramento da colheita nos Estados Unidos. Percorre o chamado Cinturão dos Grãos (Grain Belt), avaliando a safra americana, que está 70% concluída. A Expedição informa que nos Estados Unidos há redução de 13% na produção de milho em relação ao ciclo anterior, e de 8% na de soja.

FONTE: Agência Brasil

Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.