DUPONT PIONEER INAUGURA UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE SOJA EM CATALÃO-GO


A DuPont Pioneer inaugurou nesta quarta-feira (14/11) no município de Catalão, Goiás, a maior e mais moderna unidade de beneficiamento de sementes de soja da companhia no mundo. A planta tem capacidade para processar dois milhões de sacas de 40 quilos de sementes ao ano e deve gerar cerca de 100 postos de trabalho efetivos e 100 temporários na região.
“A iniciativa faz parte da nossa estratégia global de ampliar a produção e a oferta de alimentos para atender o crescimento da população mundial. Nesse cenário, o Brasil tem papel estratégico devido ao elevado potencial de produção”, declara Roberto de Rissi, diretor da DuPont Pioneer no Brasil. O executivo ressalta que a escolha de Catalão deve-se às facilidades logísticas oferecidas pelo município e condições climáticas que favorecem a produção de sementes de alta qualidade. “Temos o compromisso de levar o que existe de mais avançado em genética e tecnologia de produção de sementes para os nossos clientes”, reforça o executivo.
A DuPont Pioneer investiu US$ 62 milhões na instalação da nova unidade com o objetivo de duplicar a capacidade atual de produção, que é de 88 mil toneladas ao ano (ou 2,2 milhões de sacas 40 quilos) e que estava concentrada na unidade de Planaltina (Distrito Federal). Em Catalão, a empresa apostou em uma moderna e avançada estrutura distribuída em uma área de 41 mil m2. No primeiro ano de operação, a empresa planeja atingir a marca de 40 mil toneladas de sementes de soja.
A unidade entrará em operação a partir do início do próximo ano e possui avançados recursos para análises e processamento das sementes, como laboratório de análise de sementes para monitoramento de todos os processos e fases do beneficiamento, garantindo a melhor qualidade fisiológica. A planta também possui processos 100% automatizados, para garantir a total pureza física e fisiológica, além de garantir todo o potencial genético das sementes. Equipamentos de última geração serão utilizados no processamento, além de tratadores industriais por batelada e robôs utilizados no processo de ensaque e paletização das embalagens.
Os investimentos fazem parte da estratégia global da DuPont em torno das grandes desafios frente ao crescimento acelerado da população mundial, que em 2050 alcançará a marca de 9 bilhões de habitantes segundo dados da Organização das Nações Unidas. Para tanto, a empresa investe em tecnologias que contribuam para o aumento da produção de alimentos seguros e saudáveis, criação de fontes alternativas de energia e em produtos e serviços para a segurança das pessoas e do meio ambiente.

FONTE: Grupo Cultivar
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.