AGRICULTURA EM REGIÃO TROPICAL SEM AGROTÓXICOS É IMPOSSÍVEL, DIZ PRESIDENTE DA EMBRAPA


O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Mauricio Antonio Lopes, afirmou nesta quinta, dia 24, que é "praticamente impossível" ter uma produção sem defensivos agrícolas em uma região tropical.
– Fazer agricultura na região tropical sem o uso de insumos como defensivos é praticamente impossível – avaliou, em apresentação no Brazil Summit 2013, organizado pelo grupo The Economist.
De acordo com Lopes, é necessário levar em conta que em muitas regiões do país a agricultura é realizada durante o ano inteiro.
– Fica muitas vezes a percepção de que o Brasil usa muito agrotóxico, quando se compara com países de clima temperado que têm período de produção muito mais restrito.
Ele ressaltou que o uso racional é uma preocupação da Embrapa, mas reforçou que a questão é analisada em uma perspectiva mais ampla, levando em conta a região tropical e a natureza da produção.
– Temos de ter todo o cuidado com o uso racional e inteligente desse recurso – ponderou.
Para Lopes, muitas crenças sobre o agronegócio já estão sendo "desmistificadas", como a ideia, segundo ele, de que a agricultura destruiu a Amazônia, o que seria uma visão errada na sua percepção.
– Nós acabamos de ter uma discussão complexa, que foi o Código Florestal, e eu acho uma discussão muito corajosa por parte do Brasil – ressaltou.


FONTE: Estadão Conteúdo



Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.