SISTEMA DO MAPA PROMETE AGILIZAR REGISTRO DE FERTILIZANTES

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro). Trata-se de um sistema de registro e cadastro de estabelecimentos e produtos agropecuários, especialmente voltado para as empresas produtoras de fertilizantes, inoculantes e corretivos.


De acordo com o órgão responsável, o Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA), o sistema começará a funcionar a partir do segundo semestre deste ano. Atualmente, o registro dessas empresas é feito manualmente.
“Com a implantação do sistema, haverá uma desburocratização do registro e, consequentemente, ganho de tempo para o Ministério e para as empresas”, comentou o coordenador de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos do Mapa, Hideraldo Coelho. O Sipeagro permite a realização e acompanhamento dos Processos Administrativos de Fiscalização, que gera relatórios básicos e emite o certificado de estabelecimentos e produtos registrados e/ou cadastrados pelo Mapa.
O diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP) do Mapa, Marcos Leandro, destaca que o Sipeagro traz inúmeras vantagens. “Este sistema trará mais agilidade, segurança da informação e transparência nas ações de fiscalização exercidas pelo Mapa, levando a melhoria do serviço não só para os fiscais federais agropecuários do Ministério, como também para os usuários dos nossos serviços e entes fiscalizados”.


FONTE: Agrolink
Matérias assinadas ou com indicacação de fontes são de responsabilidades dos autores, não expressando opiniões ou ideias do Brasil Agrícola.